Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ARGENTINA. CAMINHOS. MENDOZA. AL SUR - DIAS 18 A 22.02.2012

Ao sair em viagens sempre tenho “grudado” na cabeça, e em meus “plásticos” (adesivos que além de me identificar, indicam minha cidade, meu país, meu e-mail), algumas frases que se ajustam, de certa forma, aos meus gostos, ao meu pensar, ao meu estilo de vida.
Uma das frases que recolhi há muitos anos como “minha”, está em meus adesivos, é a de nosso genial poeta brasileiro, Thiago de Melo. Com sabedoria ele diz: “Não tenho um caminho novo. O que tenho é um jeito novo de caminhar”.
Se ajustando a frase, os caminhos que elegi não são novos. Sai no dia 18 (sábado) a tarde de Santo Ângelo e me dirigi, inicialmente, em direção a Mendoza.
Mas estes caminhos, de verdade, já são conhecidos. Conhecidos, de verdade!? É claro que não!
Não o são, por primeiro, porque os “conheci” em outros anos. Em outros anos, foram épocas de primavera e inverno. Agora tudo mudou. É verão. Se não fosse pelo simples fato da mudança das estações do ano, e por segundo, eu também mudei. Seguramente, já não sou mais o mesmo. O que permanece sempre vivo e mais presente são las ganas de los viajes”.
Mas, deixando de “filosofar”, e me dedicando a dar conta de onde já cruzei, conto-te que no primeiro dia de viagem fiz pouco mais de 620 Km. Sai a tarde de Santo Ângelo, RS, até Federal (capital do chamamé, na Argentina). Neste caminho, e até mais adiante, até a provincía de San Luis, na Argentina, a paisagem é muito comum aos olhos dos gaúchos (nós, os gaúchos comprovaremos isto evidente em algumas fotos que posto). Digo isto pelas grandes áreas de pecuária extensiva e áreas de lavouras. A seca, obviamente, também é presente em terras de nuestros hermanos. Queimadas e alguns exemplos de imprudência “en las carreteras” são fatos corriqueiros. OBS. Quem vem para cá, observe o caminho perto de Federal, tem um trecho de asfalto concretado muito ruim. Tem que ter cuidado.
Em sequência, no dia 19, após 880 Km aporto em San Luís, capital da província do mesmo nome. Problemas e problemas. Por quê ?? Os feriados, “La semana larga”!! O feriado de carnaval...nem sei porque nuestros hermanos tem estes dias de feriado!!
Eles nem tem carnaval!! kkkk... Na verdade, pelo que ouvi, o “importam” de nosso país e é uma grande atração. Independentemente de carnaval, os feriados deixam as cidades sem opções de hotéis. Assim que se alguém pensa em viajar para a Argentina em feriados sempre é bom fazer reservas previamente.
Demais disso, outro grande incômodo é a falta de “nafta em las estación de servicio”. Colas y colas (filas e filas) de carros e motos. Se repete a situação que vivenciei em dezembro de 2011. Esta situação (falta de combustíveis) tem de ser considerada para quem quer viajar, no momento, para a Argentina (pelo que soube a política de exportações está prejudicando sobremaneira o mercado interno).
A verdade é que se não fosse a ajuda de um amigo motociclista argentino (Fabian Aguero), na cidade de San Luis, eu teria que “dormir na praça”. Este motociclista, gastou mais de duas horas até encontrar um local em que eu pudesse me alojar. Verdadeiro espírito de motociclista e de Brazil Rider’s (Brazil Rider’s, para quem não é afeto ao meio motociclístico, é uma “Comunidade Virtual com Estrutura Real de Apoio ao Motociclista Viajante”, da qual tenho orgulho de participar e a parte de minha família. No caso, no Brazil Riders, prestamos ajuda, apoio ao motociclista em viagem. Para conhecer mais, visite a página: www.brazilriders.com.br.
Devidamente acomodado na cidade de San Luis (capital da Provincia de mesmo nome) me despeço de meu amigo e, finalmente, vou descansar. Claro que o Hotel não é tudo aquilo. Mas presente a um número grande de famílias, com crianças, que vi buscando hotéis sem conseguir nada, me considerei ao deitar-me um sujeito de muita sorte.
No dia 20.02.2012, parto em direção a Mendoza. 250 Km separam esta cidade de San Luis. Autopista. Caminho tranqüilo.
Em Mendoza a mesma situação se repete. Dificuldade de hotéis em função dos feriados.
E a falta de combustíveis que é uma constante em toda a Argentina.
Neste cidade, novamente, em contato com motociclistas viajantes (motoviajeros como se tratam aqui), tenho tudo facilitado. Me acomodo no agradável Hostal Malbec, na Avenida San Martín, 1446. Fica no centro. Tenho tudo a mão. Renovo passeios (Plaza San Martin, Cerro de La Gloria, entre outros) faço contatos com amigos motociclistas. Descanso para dirigir-me ao Chile.
Adiante seguem algumas fotos.
Seguimos...



































12 comentários:

  1. Boa viagem hermano.....estamos acompanhando de perto !

    ResponderExcluir
  2. Bom relato amigo !

    Sempre coerente, espirituoso e informativo, separando o particular do coletivo (em termos de BR).

    Gostei desses detalhes do Sierro de La Glória, local que me marcou quando de uma viagem de 1998, por sinal a primeira pelo Exterior.

    Estamos acompanhando e torcendo pelo sucesso do empreendimento.

    Que vaya con Diós !

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilson
    Acabamos de chegar, toda a Argentina está com problemas de combustível. A carretera está boa, há poucos trechos de rípio solto, poucos buracos mas muita costeleta.
    Estamos na tua garupa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Buenas GILSON !!!
    Gostei dos teus relatos e te felicito pela aventura continuada de estar na estrada novamente, comtodas estas informações importantes para quem desja viajar.
    Quem sabe um dia destes nos encontremos por uma carretera desta América do Sul.
    Um forte abraço
    Sucesso nas tuas andanças.
    Saudações motociclíticas
    NETO

    ResponderExcluir
  5. Caro Gílson,
    Que bom que já estas na estrada novamente e com a Ruivinha, agora refeita do susto!!!
    Sei das dificuldades para postagens numa empreitada destas, mas, quando der, vai mandando notícias.
    Um grande abraço
    Alex Brito

    ResponderExcluir
  6. Grande Gilson. Gostei das fotos e dos relatos. Será uma baita moto-viagem. Parabéns pelo projeto. Iremos de "carona" contigo.
    Baita abraço.
    Rui Dipp

    ResponderExcluir
  7. Belas fotos, que eternizam momentos maravilhosos meu amigo, como diz o Véio Pitti "largas estragas para vc.". Um forte e grande abraço e na volta nos encontramos.

    ResponderExcluir
  8. O vento encurvando a melena...as rédeas firmes na mão...o ginete guapo e sua valente colorada cruzam o estradão...belíssimas paisagens...lembrando sempre que tropicar não é cair...é um jeito que o corpo dá...segundo o confuciano Brother Lima...forte abraço, compadre! Ademir

    ResponderExcluir
  9. Fala Gilson...
    Meus parabens por mais esta aventura parceiro...
    Tive que acabar cancelando minha ida ao Brasil de moto por uns problemas ai na terrinha, mas enfim, o novo projeto e Sturgis em agosto... Se tiver interesse, saimos aqui de Vegas e uma moto demos um jeito pra ti...
    Aproveite a estrada e que Deus ilumine teus caminhos pelo ripio e pelo nosso chao negro...
    Um forte abraco

    ResponderExcluir
  10. Oi meu amigo,
    Que bom!! Vc na estrada novamente...
    Cheguei ontem de férias, então agora tens mais uma na garupa, como
    alguém disse num comentário acima hehehe
    bjinhos meu querido e sigo te acompanhando, e desta vez, com certeza, sem sustos hehe
    Fatima

    ResponderExcluir
  11. Olá AMIGO Gilson vamo que vamo, estaremos junto olhando esta nova caminhada, que ela seja de plena alegria, saudoso abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gilson,
    Estou,junto contigo,viajando nesta bela aventura..
    Uma abraço da Amazônia.
    Alex - Belém do Pará.

    ResponderExcluir