Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

quinta-feira, 1 de março de 2012

CHILE. CARRETERA AUSTRAL. CHAITÉN. AL SUR DEL SUR. Dia 01.03.2012

Foi dia dois de maio de 2008. Já são passados, pois, quase quatro anos. No caso, a surpresa de muitos pela erupção do vulcão Chaitén. Agora, aos poucos, se vê que a comuna de mesmo nome começa a se “levantar”. Passou o tempo. Sobraram mais ou menos 500 chaiteninos (como são chamados os habitantes de Chaitén). A cidade antes de o vulcão ter “explotado” chegou a ter, aproximadamente, 6.000 habitantes. Hoje, permanecem vivendo do pescado (basicamente na Ilha Pudu), e, em especial, do turismo. Como mostram as fotos, a par da reestruturação da cidade que se nota, paulatinamente, hão de explorar, também, de certa forma, “las cenizas del volcan”.
...
A situação na X Região do Chile continua tensa. A televisão noticia os fatos a todo instante. Há barreiras (bloqueios) nos caminhos principais. Faltam combustíveis e comida. Meus amigos chilenos, Juan Carlos e Andre (irmãos motociclistas que encontrei viajando na Carretera), e que vinham, especialmente, para fazer os mesmos caminhos até Villa O’Higgins, por orientação dos carabineiros, resolveram abortar uma descida mais ao sul. Se eles, os chilenos, entendem assim, orientados pela autoridade policial, não serei eu que vou me aventurar e não vou ouvir o conselho dos meus amigos. Igualmente, deixo de descer pelo Chile e tomo, agora, direção a Argentina, rumo a Futaleufu.
Vou em direção a Ushuaia. A propósito, neste momento, na hospedagem em que me encontro, contato com motoristas de uma empresa mineradora que, há alguns dias, já estão por aqui esperando que os bloqueios cessem para descer em direção a Coihaique. Observo nos habitantes de Chaitén um duplo sentimento neste momento. Vejo que eles, diante do aspecto coletivo que veem nas reivindicações dos aiseninos (assim são tratados os moradores de Puerto Aysen), ao mesmo tempo não querem os bloqueios por aqui. Justificam eles, com total razão, que, recém agora começam a reerguer a estrutura ligada ao turismo. Estão em processo de reconstrução da cidade. Bloqueios aqui, neste momento, seria um péssimo negócio. E dizem mais, como os aiseninos sabem que os chaiteninos são manhosos (determinados, corajosos) aqueles respeitam a posição destes e, por tal razão, dizem que não virão tentar demovê-los da decisão de não aderir a “huelga”. Mas nada impede que os chaiteninos tomem esta decisão voluntariamente !
Assim que, diante deste quadro, antecipo minha descida a Ushuaia. Me dirijo, pois, a Argentina.
...

Registro aqui, o carinho e a amizade demonstrada pelos meus novos amigos, los hermanos Juan Carlos e Andre. Em especial, anoto o presente que recebi com muita satisfação e honra, ao final do caminho que percorremos juntos. Um trarilonco. “Un cintillo” (um cinto), “un ata cabeza”. Estava sendo usado pelo amigo André que o trás em suas viagens. É um adorno de respeito, consideração e é usado, entre os mapuches também para manter, no frio, a cabeça aquecida. Como referido por Andre, o trarilonco é de tradição mapuche (povo indígena da região centro-sul do Chile e sudoeste da Argentina). Como sinal de amizade, para minha alegria, o amigo me presenteou com o seu trarilonco para enfrentar a “guerra do frio” em direção a Ushuaia.





































13 comentários:

  1. Que lamentável meu irmão Gilson! Mas é assim mesmo, quando se vai para uma aventura desse porte, estamos sujeitos a imprevistos. Mas vc como é um grande motociclista e sabe tomar decisões no momento certo, seguramente esta coberto de razão, pois esse rípio fofo com essas máquinas piorando a nossa pilotagem, é melhor ouvir a orientações dos hermanos da região. Siga com a graça do Supremo Criador, seja pela Carretera ou pela ruta 40, ambas são fascinantes. Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  2. Gilson: Esses protestos citados, me parecem que não estão sendo noticiados aqui. Pelo menos não li ou ouvi nada. Uma pena, mas também considero sua decisão acertada, até porque resta um motivo especial para refazer o caminho no futuro.

    Siga esbanjando essa simpatia, fazendo amigos e simplesmente viajando por onde o vento te levar, como nomina este Blog.

    Estamos acompanhando e viajando na garupa.

    Que vaya con Diós !

    ResponderExcluir
  3. Gilson, que presente mai slindo hein?!?! Guarde pra fazer as "meninas" BR'S,gigantas ou não, morrerem de inveja ... Siga empaz, que Jesus esteja sempre lhe protegendo e te guiando a tomar as mais sabias decisoes!Abraços dessa pessoa que esta em casa, so viajando nas viagens dos outros...

    ResponderExcluir
  4. GILSÃO MANO VÉIO, TÔ POR AQUI TAMBÉM VIU...SEMPRE!!!!
    HERMANITO, SABES MUITO BEM QUE GOSTO MUITO DE USAR BANDANAS, ENTÃO, SE ME TROUXER UMA DESSAS AÍ, IGUAL À QUE VOCÊ GANHOU DO INDIO, VOU FICAR O CARA MAIS FELIZ DO MUNDO, RINDO à TOA...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    VAI FIRME E COM MUITA CALMA, DEUS O ACOMPANHE

    ResponderExcluir
  5. No seu relato de hoje tem 2 forças universais: a força da natureza e os amigos q encontramos e reconhecemos nos caminhos do grande arquiteto.
    Vou contigo nessa viagem, meu irmão!!!
    Boa sorte e um enorme abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Gilson
    Nada acontece por acaso. Muda o rumo e segue nos presenteando com as belas fotos e uma narrativa brilhante.

    ResponderExcluir
  7. Bueno, Gilson, ainda terás a Austral por fazer. E isto é bom! É sempre bom ter esses desafios pela frente. Se por ventura em algum momento resolveres passar, na Argentina, por Chos Malal, tenho certeza que te sentirás em casa em La Farfalla. Boa viagem, mano! Que não te falte saúde e combustível!

    ResponderExcluir
  8. Gilson ... mas que lugar incrível ! O que tens que fazer é tomar o caminho mais seguro. Isso voce sabe !!! O seu Juan Carlos e Andre não lhe deram este presente por acaso... o tal “cintillo” (um cinto), “un ata cabeza”. Por onde você passa...faz muitos amigos, e amigos sentem saudades, ainda mais motociclistas, e este adorno eu acho que lhe deram com o intuito de que volte novamente à este lugar ... pois é muito fácil fazer amizade com você. Um Fraternal abraço e que continue recebendo muita luz por essas rutas.

    ResponderExcluir
  9. Mano Gilson, tudo bem por ai? Por onde andas? Nos envie notícias pelo blog ou lista. Continue com a proteção do Supremo Criador. fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  10. Tche Guerreiro Guapo Missioneiro,

    Por ondes andass? Atualiza ai.
    Agora chegou minha vez hahahah
    Siga com a proeteção do Supremo Criador.
    Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  11. Irmão Gilson ... acredito que vais ganhar mais alguns "ata cabeza" pelo caminho ... todos te querem muito bem por onde voce passa ... estamos te acompanhando ... muita luz pra você ... e nafta claro !!

    ResponderExcluir
  12. Sigo na garupa. Agora com sol fica melhor! Buenas rutas!

    ResponderExcluir
  13. eheheheh vida no-aperreada é essa...bom vino...belos bixos pelo caminho...boa prosa...matecitos...e paisagens espetaculares! Forte abraço cumpadi!

    ResponderExcluir