Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

sábado, 10 de março de 2012

CHILE - CARRETERA AUSTRAL - PUERTO RIO TRANQUILO. AL SUR DEL SUR - Dia 05.03.2012



Dia 05.03. Dia das Capillas del Marmol
Soube que a imigração e a aduana de Chile Chico (cidade vizinha a comuna argentina de Los Antiguos onde me encontro) está funcionando normalmente. Relembro o fato dos protestos que começaram em Puerto Aysén. E Chile Chico pertence a “Region Aysen”. Assim que, mesmo que a imigração funcione normalmente, a poucos metros da aduana, os protestos não permitem que se trafegue, com normalidade. Há barreiras na estrada (pedras, faixas, pneus, fogueiras e um pequeno número de manifestantes). Estas barreiras estão posicionadas nas entradas e nas saídas das cidades. No momento eles (os manifestantes) estão permitindo que os veículos cruzem as barreiras, de duas em duas horas, e por quinze minutos.
No entanto, caminhões de combustíveis, víveres e outras coisas não passam. Assim que, mesmo que haja possibilidade de chegar ao Chile permanece o impasse do combustível. No caso, realmente, não há combustível. Entretanto, a poucos quilômetros daqui (menos de 200km), em Puerto Rio Tranquilo, estão as famosas Capillas de Marmol, as quais pretendia visitar (e visitei).
Encorajado por um amigo, meu companheiro de motociclismo de viagem e de grupos de motociclistas com este perfil (Maxitrail, Clube XT e Brazil Rider’s) e que reside na cidade de Rio Grande, o Willian Neves, faço uns cálculos e vejo que, com o “bidon” que estou carregando posso ir e voltar de Los Antiguos (cidade da Argentina que faz fronteira com Chile Chico, Chile) a Puerto Rio Tranquilo, com razoável sobra (nestas situações e diante da ausência quase de trânsito na região temos de ter alguns cuidados adicionais). Assim que me dirijo a fronteira (Paso Jeinimeni) e após os trâmites de praxe, os oficiais de aduana, com a costumeira educação, me alertam sobre os problemas que vou enfrentar no caminho. Em especial se preocupam com o meu retorno, uma vez que, não há combustível para vender nos “servicentros”. Aliás estão todos fechados na região de Aysen.
A “teimosia” em retornar a Carretera Austral foi compensada com o visual do majestoso Lago Gen. Carrera (o Lago Buenos Aires assume este nome no Chile) que praticamente acompanha o viajante até chegar em Puerto Rio Tranquilo e, obviamente, pela beleza espetacular das “Capillas de Marmol” que, felizmente, consegui visitar após uma luta para conseguir barco e benzina disponível (e mais dois para dividir os custos da navegada até o local onde elas se encontram).
O pedágio, o “custo”, no entanto, foi bem razoável. Praticamente 200km de rípio. E calaminas, calaminas (as nossas famosas costeletas) e mais buracos e alguns ventos (de surpresa). Felizmente, refriso, outra meta da “aventura” atingida. Neste ínterim, penso em “minhas meninas” que estão em Santo Ângelo. Não posso deixar de rir imaginando a cara de minhas três “patricinhas” enfrentando as dificuldades, a poeira, o rípio, o frio, as barreiras e as negociações (todas levadas a bom termo) com os manifestantes.
MOTOCICLISTAS CUIDADO:
O rípio no trecho Chile Chico a Puerto Rio Tranquilo tem alguns trechos perigosos. O caminho ao final (50km finais) é muito bom. Antes, no entanto, temos alguns trechos nos quais é preciso um cuidado especial. Um deles é o que se encontra no meio de um belo corredor de rochas. Ocorre que tem muitos desmoronamentos no local. Outro local são umas curvas que existem no meio de um belo trecho de mata. O perigo ai é que, de regra, para fazê-las, os carros avançam bastante a contramão da estreita faixa da carretera.
Cuidado com os ventos. Há alguns trechos bons de rípio neste caminho. Isto faz com que esqueçamos alguns momentos do vento. Ele chega sem avisar. Costumam empurrar a moto fora da estrada. Todo cuidado é pouco. Sabemos que basta uma fração de segundos de descuido para estarmos no chão.



















































23 comentários:

  1. Nossa amigo,que lindas fotos..
    Parabéns.
    O pai chegou a poucos dias de viagem tambem..
    Ele fez Argentina-Chile-Peru-Bolívia
    Teve os mesmos problemas com aduanas e com combustível..
    Que tudo de certo pra você,e que em breve estejas aqui conosco novamente..
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Belas fotos Gilson...bela aventura. Siga com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Q buenas fotos Gilson!, un abrazo desde Lima, Perú!!!

    ResponderExcluir
  4. amigo, exercente viagem , excelente relato, estou de garupa virtual.

    ResponderExcluir
  5. Ô Hermanito, que espetáculo de imagens !!!! Até parece um sonho...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela viagem!
    Estamos na torcida e na garupa.
    Obrigado pelas belas imagens.
    Fique com Deus e tudo de bom.
    Abraços,
    Vinicius - Guarapari, ES.

    ResponderExcluir
  7. O que seria desses viajantes de lonjuras...se atrás de cada curva, beira de lago, e ao longo do estradão não existissem excelentes fotógrafos(as) com suas também excelentes "lentes" para registrar essas belezas de la naturaleza que fazem a alma virar do avesso para mirar las paisagens outra vez...forte abraço! Ademir

    ResponderExcluir
  8. Maravilha, mano Gilson!! Siga em segurança, meu irmão!!

    ResponderExcluir
  9. e não te esqueças caro gilson : " El diablo nunca dorme ... "
    abraço de curitiba ( ruy )

    ResponderExcluir
  10. As fotos estão maravilhosas. Viajar é tudo de bom!
    Curta de tudo um pouquinho e traga lindas lembranças em seu coração.
    Bjks mil.
    Milene

    ResponderExcluir
  11. Grande Amigo!

    Belos relatos e balas fotos!
    Que a sorte continue te acompanhando!

    Abração

    Alex Brito

    ResponderExcluir
  12. maravilha de cenário, essa ruta esta nos meus planos, faça uma boa viagem, conversamos na volta,
    abraços
    fleck - tres de maio

    ResponderExcluir
  13. Amigo querido,
    saudades...
    Tão bom saber das tuas coisas!
    e, vamo que vamo hehehe
    Fátima

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela trip. Segue bem que estamos na garupa.

    ResponderExcluir
  15. Ola Hermanito!!!

    Mais uma vez estamos juntos aqui, imagens fantásticas... valeu a pena a re-entrada no Chile!
    Ao ver novamente fotos da raposinha, é impossível não fazer uma analogia entre você e ela. Ambos astutos, persistentes, rápidos, garbosos e pequenos! Tai um animalzinho que você poderia adotar como símbolo e talvez até incluir em seu adesivo.

    E vamos adelante!!!!!

    JUNIOR DOURADO BRAZIL RIDER'S

    ResponderExcluir
  16. Beleza Gilson !

    Estamos firmes na garupa, apreciando essas incríveis imagens.

    Te cuida !

    ResponderExcluir
  17. E AÍ NEGUINHO!!!
    ACHAMOS LINDAS TUAS FOTOS,É UMA AVENTURA´,UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA...NÃO ESQUEÇA QUE TUA SOBRINHA MANU,QUER UM DIA VIAJAR CONTIGO,HEHEHEHE...
    TE AMAMOS MUITO E ORAMOS PARA QUE DEUS TE GUARDE E PROTEJA POR ESSES CAMINHOS MARAVILHOSOS.
    MIL BJOS COM AMOR,DA MANA GRACI E DO CUNHA AMILTON.
    ATÉ BREVE SE DEUS QUISER.

    ResponderExcluir
  18. Lindas fotos xiru veio!!!!!! que as dificuldades com combustivel e rutas cerradas sirvam pra dar mais emoção a aventura, possa inclusive saborear mais pasteis em acampamentos a beira da estrada.
    Um grande abraço amigo,
    Carlinhos

    ResponderExcluir
  19. Grande Gilson, beleza de viagem, as dificuldades, são na verdade, a melhor parte das viagens, depois que passamos por elas ilesos . rsrsrs. Buenas rutas e Muchos Kms de Carreteras!!!
    Sergio Borges

    ResponderExcluir
  20. grande Gilson, parabens, belas fotos, lugares maravilhosos, sega em frente amigo, abração do Xispa

    ResponderExcluir
  21. Parabens!!! Muita coragem, mas a recompensa vem com as lindas paisagens!!! Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  22. Hola Querido amigo.... esta de más en decirte como disfrute de esos hermosos paisajes que compartes aquí con nosotros... estan muy hermosas tus fotos...
    Que Dios siempre sea tu GUIA, tu compañero de viaje y tu protector... para que sigas en la ruta maravillosa de la vida que dia a dia emprendes... Gilson eres osado y eso deleita cada dia tu vida, tu andar por esos caminos abiertos que el destino te muestra...
    Un fuerte abrazo desde Venezuela, tu siempre admiradora y amiga...

    Rosa Erika Medina

    ResponderExcluir