Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

segunda-feira, 12 de março de 2012

RUTA 40. PERITO MORENO. CUEVA DE LAS MANOS. CAÑADON DEL RIO PINTURAS. AL SUR DEL SUR - Dia 06 e 07, Em algum lugar no meio do nada entre a RUTA 40 e a RP 37 e "LAS CUEVAS DE LAS MANOS".


Dias 06 e 07.03 - Em algum lugar no meio do nada entre a RUTA 40 e a RP 37 e "LAS CUEVAS DE LAS MANOS".
Querido(a) companheiro(a) de viagem, “en tus manos te las dejo, LA CUEVA DE LAS MANOS.
“Las manos pintadas convocan e invocan.
Convocan nuestra mirada e invocan a nuestros antepasados.
Ellos dejaron su inpronta y nosotros actualizamos em cada mirada ese texto puesto para comunicar.
La impresión de la mano em la piedra, retiene el tiempo, resiste inexorable, resguarda el sentido de comunidad de los de antes y los de ahora.” Carlos J. Gradin.
Após algumas andanças bordeando os lagos argentinos e chilenos, saio de Perito Moreno (a cidade e não o Glacial que está localizado mais abaixo, em El Calafate) e vou em direção ao “Cañadon del Rio Pinturas, que faz parte do Parque Perito Moreno, onde está localizado o sítio “de las cuevas de las manos”.
Creio que as palavras do maior estudioso do assunto, Carlos J. Gradin, como destaquei acima, deixam bem plasmado, de forma poética, a importância do sítio arqueológico que está a algumas dezenas de quilômetros da cidade de Perito Moreno (mais 30 de rípio), na Província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina.
Ele é patrimônio cultural da humanidade. Dá testemunho da existência de caçadores pré-históricos que habitaram há mais de 10.000 anos a região. O que fica evidenciado nas figuras é a repetição de mãos em negativo e figuras de guanacos.
Para quem não sabe (como eu não sabia), explicito a questão das “mãos em negativo”.
Como ouvi da guia (as visitas são obrigatoriamente acompanhadas) os homens pré-históricos conseguiam uma “mão em negativo”, após a obtenção de pós coloridos retirados a partir de trituração de algumas rochas. Após tal obtenção sopravam-no através de um canudo. A mão ficava repousando na parede da caverna. Após soprarem no canudo, toda a região em volta da mão ficava com a cor do pó que fora soprado. Com isto eles obtinham a silhueta da mão, como num filme negativo. Por isto dizem “mãos em negativo”.
Nos mais de 600 metros de paredões e dentro da “cova”, encontram-se mais de 800 negativos de mãos.
Não tenham dúvida que vale uma visita. Custo de 50 pesos argentinos.
Após ter assegurado o retorno ao local, de acordo com a Pamela, guia da visitação, uma vez que provei da fruta oferecida, a fruta do Calafate (dificílima de se obter em razão dos espinhos da planta) segui pela RUTA 40 em direção a Bajo Caracoles. Em Bajo Caracoles pretendia abastecer e enfrentar mais caminhos de rípio até Três Lagos.
(a propósito, a fruta do calafate é bem pequenina, tem cor de uva, e é muito saborosa. Pena que é tão difícil de colher em razão dos espinhos da planta)
Novamente problemas de abastecimento.
Este, entretanto, mais por minha conta. Ocorre que, distraído e por ter andado bastante em Perito Moreno, me esqueci de abastecer ao sair da cidade. Após os primeiros quilômetros de rípio, depois de “Las Cuevas de Las Manos”, observo no painel da moto que há luz indicando que o combustível está na reserva (tenho, entretanto, um bidon de 7,8l). Além do mais, sempre encontramos gasolina em Bajo Caracoles, como me informaram amigos que já passaram por estes caminhos. Entretanto, desta vez, em Bajo Caracoles não havia “nafta”.
Em razão de minha velocidade de pilotagem no rípio, o qual encontro muito ruim e com alguns bolsões de areia, vejo que não vou chegar em El Calafate antes da noite.
Não gosto de pilotar a noite. Muito menos com o rípio. Portanto, já começo a pensar e a buscar alguma hospedagem, residencial, hostal ou o que aparecer no caminho com esta finalidade.
Ressalto que, rípio, vento, pneus dupla finalidade – os quais estou usando em minha moto - e noite é um convite, obviamente, a um baita tombo. Seguir mais adiante é irresponsabilidade.
Confiando que o “Acaso iria me proteger enquanto eu andasse distraído”, resolvi seguir um pouco adiante enquanto é dia. E logo fui, uma vez mais, protegido. Uma vez que estou longe de qualquer pueblo resolvi pegar a direção da Ruta Provincial n. 37 (nem consta no meu mapa recentemente adquirido). Ocorre que observei a existência de uma placa, na beira da estrada, indicando gasolina de emergência e hospedagem em uma estância a 25km (Estância Sierra Sandia), saindo da Ruta 40. Chegando na “estância” constato que a placa é, parcialmente, mentirosa. É que não há hospedagem. Gasolina, como sempre, nesta ocasiões, em valor bem acima do comercializado na Patagônia argentina (quase três vezes o valor comercial).
Pois bem! E agora ?
O local é absolutamente longe de tudo e de todos.
Eu saíra da RUTA 40, que já tem pouco trafego para entrar em outra ruta de menor fluxo ainda. Explicito que para descer a Ushuaia, a grande maioria dos viajantes opta pela RUTA 3 deixando a 40 para alguns aventureiros e moradores da região.
Assim que não resta alternativa. Insisto com “gaucho” que cuida da estância. Ao fim o “muchacho cede e permite que eu fique em um dos quartos. Em especial me diz ele porque o próximo vizinho está há mais de 60 km da estância. Obtenho um colchão e um monte de cobertores. Estes nem precisava. É que, diante do frio que faz na região, especialmente a noite, todos os cantos da casa tem calefação. Interessante que há também internet, telefone e aquecimento solar.
Uma pena que a hospedagem não funcione mais. É um lugar muito bonito e, conforme mencionou Nahuel, o rapazote que cuida do local, fica afastado mais de 60km do próximo vizinho. Um bom lugar para um retiro, portanto.
No outro dia, após um belo “café da manhã” (café preto e bolachas salgadas) retorno para a RUTA 40 e sigo até chegar em El Calafate. Ao estacionar na “estación de servicio” uma surpresa. Reencontro o amigo Jose Cano, o francês que está viajando em uma moto chinesa, Euromot, 125cc. Ele me comunica que um motociclista chileno com quem, posteriormente, fiz amizade, havia caído na Ruta 40 e estava no hospital. Assim que, juntos, nos dirigimos ao hospital para ver o estado do motociclista e ver da necessidade de ajuda. Felizmente, constatamos que Pablo (o motociclista que caiu), apesar de um pouco machucado, especialmente o ombro, o que inviabilizou a continuidade de sua viagem, estava em bom estado geral. Isto assegurou o médico. Por sorte de Pablo ele estava viajando acompanhado de outro amigo, também motociclista de Santiago do Chile, o qual lhe atendeu, de imediato, no momento da queda.
Em sequência, fui apresentado a mais dois motociclistas viajantes, um canadense, o Jerônimo (BM GS 1200) e um austríaco, o Marco (BM F800). O interessante é que, todos nós, Marcos, Jerônimo, José (Euromot 125) e eu somos (estamos) viajantes solitários. Após o (re)encontro, jantamos. Diante de interesses imediatos distintos (eles decidem regressar a Chaltén e eu a visitar o Glacial Perito Moreno), combinamos fazer o possível para descermos juntos ao nosso destino mais austral, no caso, Ushuaia. O que, de fato, veio a ocorrer depois de cruzarmos o Estreito de Magalhães, em Punta Delgada. Mas isto é outra história.
Deixo-os com algumas das fotos feitas no caminho e, em especial, algumas de “las cuevas de las manos”.
Seguimos ...




























































18 comentários:

  1. BOM DIA MEU AMIGO, GOSTEI DO HOTEL, É BOM UMA BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM DEPOIS DE UM DIA PILOTANDO NESSE ASFALTO....RSRSRSRS

    TE CUIDA E BOA VIAGEM
    Talvani

    ResponderExcluir
  2. BELAS FOTOGRAFIAS! VEJO QUE É UMA VIAJEM INESQUECÍVEL! PARABÉNS PELA CORAGEM !

    ResponderExcluir
  3. Gilsão: Boas informações e registros da região. Observamos que estas a esmiuçar a Patagônia.

    Quem sabe atualizas até os mapas do GPS - hen ?

    Siga com cuidado, pois estamos na garupa !

    ResponderExcluir
  4. Tu és um CAÇADOR DE IMAGENS!Registras de forma admiravel o que para muitos é um sonho.Ao ler sobre a fruta do Calafate, lembrei-me, sorrindo, sobre as frutinhas dos nossos Butiazeiros. Rsrsrsrsr!. Prosiga Feliz em la ruta, hermano Presidente!

    ResponderExcluir
  5. Particularmente gosto muito dos teus relatos, pois êles são detalhados. Belíssimas fotos mano, bela moreninha também hein!!!
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Grande Gilson!! Linda a viagem. O que para muito é um sonho, para você virou realidade. Felicidades e boa viagem, smpre atento e com cuidado. Tens que passar por Carazinho hora dessas para contar tudo. Forte Abraço. Danilo Flores

    ResponderExcluir
  7. Que bom quando você atualiza o blog. São informações grandiosas para nós que gostamos de uma estrada.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Ruta 40 nunca mais meu caro Gilson .....
    Parabéns pela perseverança.
    Abraços - Ruy de Curitiba

    ResponderExcluir
  9. Show de viagem Véio! Parabéns! Lembre-se que a Ruta 40 está entre as 20 mais bonitas:
    http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/fotos/0,,OI191682-EI14045,00-Revista+americana+seleciona+as+vinte+melhores+estradas.html
    Quando eu crescer quero ser que nem você!
    Tude de bão prá ti e continua relatando a viagem!
    ABração e boa sorte!
    Mauricio Hermann-Farrapos-STa.Rosa

    ResponderExcluir
  10. Caro Gilson...
    Em Bajo Caracoles nunca há nafta! E sempre vento de levantar o assoalho! Nas vezes que passei por lá, sempre o asfalto estava chegando...mas nunca chegava...
    Boa sorte amigo!
    Jorge

    ResponderExcluir
  11. Gílson

    Como sempre belos relatos e ótimas fotos.Continuamos por aqui.
    Abraços
    Carlão-Palhoça-SC

    ResponderExcluir
  12. QUE AVENTURA LINDA TU ESTAS FAZENDO,IMAGENS MARAVILHOSAS
    ESTAMOS ACOMPANHANDO AQUI.
    ABRAÇOS!
    VANDIR SILVEIRA
    SANTO ANGELO RS

    ResponderExcluir
  13. Gilson,, tenho uma inveja dessa tua maquina que tira fotos da Lua...kkkkkk...Cuidado com ela ai na garupa viu?!? Ah, e se cuida tambem...Conte bastante dificuldades que é pra eu me encher de motivo sp ra nao acompanhar o doidão do Zequinha numa dessas....kkkkk...Abraços.

    ResponderExcluir
  14. MUITO LINDA TUA VIAGEM.
    ESTAMOS TORCENDO POR VOCE.
    JOSI E LUDE

    ResponderExcluir
  15. Oi querido!
    Já tô com ciúmes deste monte de gente na tua garupa!
    Sorte que..."só nós dois é que sabemos, o quanto nos queremos bem..."
    Nós dois, nossos cônjuges e o blog todo hhehehehe
    Só prá ti rir um pquinho!!
    bjão e vamo indo!!
    Fátima

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Pegamos carona nesta viagem maravilhosa.
    Que Deus te acompanhe amigo.Moto abraço.
    MG Lobos RioGrandense

    ResponderExcluir
  18. Quando um homem e um cavalo mergulham no estradão...emerge um centauro com o vento por companheiro...galopam em liberdade, sem lenço e sem documento...Forte Abraço Compadre! Ademir

    ResponderExcluir