Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

sexta-feira, 16 de março de 2012

RUTA 40 - EL CALAFATE - GLACIAR PERITO MORENO (escritos desde Ushuaia, em 2012)


Dias 08 e 09.03 – Possivelmente eu retorne aqui para agregar ou corrigir alguma coisa. Ocorre que, no momento em que posto, é madrugada em Ushuaia. O vento uiva na janela. Nada comparado ao minuano do Rio Grande do Sul, é verdade (risos), mas o “ventinho” que sopra neste momento em Ushuaia, faz um pequeno barulho. 
...
A aventura prossegue...
Sinto-me confortável para dizer agora, aventura, sem colocar o vocábulo entre parênteses. Isso porque, realmente, os rípios “enfrentados” pelo caminho, permitem que eu dê está conotação a fragmentos da minha viagem.
Neste relato “ainda não cheguei em ‘El fin del mundo”, meu destino final antes de começar a voltar para casa. O que,  de fato, já ocorreu há quatro dias.
...
Novos caminhos na bela RUTA 40. A natureza, enquanto não temos asfalto, se mostra mais selvagem. Mais natural. Em seu estado “original”.  Caminhos... E que caminhos ...
Ora pavimento, ora de rípio.
Os rípios, ora soltos, ora “fofos (montículos na estrada). Por vezes carretera firmada. De vez em quanto para não haver “tanta monotonia” alguns “arenales”. O fato de estarem substituindo o caminho de rípio por asfalto faz com que, frequentemente, apareçam alguns desvios pelos cerros. Nestes desvios, “arenales”.
“Carretera firmada” implica aqui em entender o rípio como batido, firme. É caminho seguro. É melhor que asfalto para a minha moto que tem uma boa performance fora de estrada. O rípio, para quem não o enfrentou ainda, é uma espécie de cascalho. Parece muito com pedras de rios. Em realidade, caminhos de rípio são estradas, mescla de terra, cascalho e seixos. Estes seixos são, geralmente, do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma laranja.
Por vezes ponteagudo. Por vezes bem liso.
A “carretera” firme me permite conduzir sem sobressaltos. É claro que todo cuidado é pouco. O fato de viajar sozinho faz com que eu tenha cuidados adicionais. 
...
Observo com freqüência, no trajeto, grupos de motociclistas. A grande maioria conduzindo motos da marca BMW. Detalhe: todos em grupos. Seis, oito e até doze motociclistas, viajando em grupo e conduzindo BMs. Excetuo meus dois amigos, o canadense Jerônimo e o suíço Marcos que referi em post anterior que, inicialmente, também estavam viajando solitários. A partir de El Calafate nos encontramos e, após alguns desencontros de caminhos, combinamos se possível, descermos juntos a Ushuaia. (saliento, desde já, que voltamos a nos encontrar depois de cruzarmos o Estreito de Magalhães, em Cerro Sombrero, no Chile.
Interessante observar que, geralmente, os motociclistas solitários não possuem (ou não estão pilotando BMW(s). Geralmente estão em motos de perfil mais leve. O motivo é o fato de as BMs, apesar de serem motos excelentes, em geral, serem mais pesadas. As motos mais leves, ao contrário daquelas, permitem, em princípio, um maior “divertimento” no rípio. Quero dizer, para quem, de verdade, sabe pilotar (o que não é meu caso) as motos mais leves permitem uma condução mais radical. A verdade é que, no rípio, não me permito grandes riscos. Tenho de chegar em Ushuaia, utilizando a Ruta 40. Considerando minhas limitações, o cuidado especial é importante.
...
Assim que, depois de sair de Perito Moreno, tomo a direção de El Calafate.
O caminho. RUTA 40. Grande parte em rípio. Linda e selvagem. Animais no caminho são freqüentes. Em especial o famoso “zorro”, águias, guanacos.
Passo, como frisei no post anterior, em Bajo Caracoles (onde não tem nafta), Tamel Aike, estancias e estâncias, Tres Lagos, até chegar em El Calafate. O meu destino para visitar o majestoso e muitas vezes sonhado, Glacial Perito Moreno.
Nesta cidade, faço a manutenção básica em minha moto, a “Ruivinha”. Troco de óleo uma vez mais. Limpo a relação que dá sensíveis sinais de desgaste devido a constante condução em caminhos de terra.
...
A emoção ao ver aquele montão de gelo a minha frente, ouvir os estampidos, os sons que ele, o GLACIAL PERITO MORENO, emite, como se fossem tiros de escopeta, os “xuaaaaaaas” enormes que vocês terão também a oportunidade de ouvir, se não estiveram aqui ainda, é algo incrível. É Inenarrável. A grandiosidade do glacial Perito Moreno, em El Calafate é de emocionar. Vale uma visita. Aliás, vale muito mais. O ideal é dispensar algumas horas para apreciá-lo. De preferência longe de turistas convencionais. Geralmente barulhentos e chatos. (quem sabe um matecito e a companhia da amada ?).
Junto algumas fotos. De antemão já friso: elas não fazem jus a beleza do local.
Seguimos ...
PS1. Há três dias já estou “en el Fin del Mundo”, em Ushuaia. Faz frio. E tem vento.
PS2.Tenho tido bons momentos em companhia de amigos/as de Israel, Suíça, França, Canadá,
Alemanha e... Brasil (Torres, Jundiaí, Campinas, São Paulo e Natal).























5 comentários:

  1. Gilson, que fotos lindas! Continuo acompanhando a tua viagem. Te cuida! Bom retorno (os mandados te aguardam rsrsrsr) Abração!

    ResponderExcluir
  2. Hermano, seguimos viajando daqui!
    As paisagens estão, a cada dia, mais interessantes e, junto com seus relatos, nos fazem abrir várias vezes o "Aonde o vento me levar".Suerte ! Boa viagem !

    ResponderExcluir
  3. Karaka "hermanito", que maravilha. Engraçado que vamos juntos meeeeesmo, dá uma inveja danada (da boa viu!!!).
    Quando crescer quero fazer uma viagem dessas aí!!!
    Como disse o Maurinho Nedel, continue sendo acompanhado por Deus amigo, assim você volta tranquilo, tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. Buenas hermanito !

    Como cito num comentário de início dessa sua viagem, tenho uma boa concordância contigo no que se refere a viajar de moto.

    Gostei de ver o termo aventura agora sem aspas. Na verdade, entendo que é uma palavra banalizada no motociclismo. Mas, sem dúvida, fazer a Ruta 40 solo merece esse enquadramento, ainda mais após o ocorrido anteriormente.

    O Glacial (ou glaciar) Perito Moreno realmente é lindo. Tal qual Machu-Picchu, não adianta tentar descrevê-lo ou mesmo fotografá-lo. Há que se ver de perto.

    Siga tomando muito cuidado, afinal estamos na garupa e queremos continuar a ler e ver a viagem !

    Que vaya con Diós !

    ResponderExcluir
  5. Buenas Hermanito!!!

    Só mesmo a ruivinha para ter uma garupa tão grande e reforçada para aguentar todos nós!!!!rsrsrs

    Bom rever pela sua lente o Glacial, faltam alguns pedaços dele desde a última vez que o vi, na década de 80, e impossível não relembrar, quando no seu relato falas sobre o estampido de uma escopeta, de quando estava ai e um enorme pedaço do Glacial se desprendeu. De onde estava, e na minha suposta aferição, devia ter +/- uns 150m² e posso garantir ao hermano que o estrondo foi bem maior que o estampido de uma escopeta.
    Diga ao nosso nobre conselheiro Jair Duarte, que ao invés de esperar crescer para fazer uma viagem como essa, que faça como você... não espere crescer e faça a viagem "pequeno" mesmo!!! kkkk

    Continue com a proteção Divina, porque por aqui continuamos a fazer peso na garupa!!!

    Forte aBRaço!!!!
    JUNIOR DOURADO BRAZIL RIDER's

    ResponderExcluir