Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

segunda-feira, 19 de março de 2012

CHILE. AL SUR DEL SUR - Dias 10 a 12, retorno a Chile, TORRES DEL PAINE


Dias 10 a 12, retorno a Chile, a região de Magallanes, para tentar visitar o parque nacional Torres del Paine. Uso o Paso Fronterizo Rio Don Guillermo. Vou em direção a Cerro Castillo.
A chuva, o vento e o frio são minhas companhias. Anoto que março sempre foi um bom mês para visitação ao parque. Quase não chove, e há muito menos vento.
Mas o tempo está mudando.
Ouço aqui, os comentários de sempre.
A fala que já estamos acostumados a ouvir, neste momento, em castelhado: “el clima está a cambiar”. Assim que uma época reconhecida como muito boa para visitar Torres del Paine, foi de pura chuva. Foi, também, de novas amizades. Amizade forjada no vento, na chuva, no frio. Uma, inclusive, surgida pelo mesmo gosto por fotografia.
...
”Siempre quiero ir mas alla... mi mente, mi cuerpo, mi ser. Necesito sentirme libre.” Palavras do amigo, Miguel Fuentealba, fotógrafo. Vi algumas de suas fotos. Muito lindas.
Gostaria de fotografar assim (preciso fazer algumas aulas para fotografar melhor).
Uma vez que minha passada pelo lado norte de Torres del Paine ficou prejudicada (não vi nada), Miguelangel me “regalou” algumas de suas fotos feitas na região “Tus fotos son muy bonitas, Miguel. Asi que te felicito, uma vez más, hermano”.
...
? Dónde te vas a mojarte, valientemente? A pergunta me foi feita por Don Pepe, o dono da Hospedagem “O Pioneiro”, em Cerro Castillo, diante da chuva torrencial e de minha decisão de seguir meu caminho, agora em direção a Ushuaia.
A chuva continuou em Torres del Paine. Se eu ficasse mais alguns dias, atrasaria meu retorno (tenho de trabalhar dia 27). E não teria visto nada. Bem, nada, não é verdade. Isso porque, mesmo com muita chuva fui até o parque e visitei o lado sul. Aquele lado que teve mais de 13.000 hectares queimados no incêndio de dezembro do ano passado. É triste de ver e sentir constante o cheiro, ainda, forte de milhares de árvores queimadas. Elas, as árvores, sim as vejo, “valientemente”, tentando “ressurgir”.
Como mencionei acima, “En la esquina, en el puente Weber, he encontrado un amigo”, Miguel Fuentealba. Miguelangel, apesar de não ser da região trabalha no parque nacional. E é um excelente fotógrafo. Estava a horas “en el puente Weber” aguardando a melhor imagem. Esperava que o tempo abrisse e, assim, pudesse fazer mais fotos do lugar que elegeu como o seu local especial em Torres del Paine.
Desistimos. Ao invés de o tempo abrir veio muito mais água e nuvens escondendo, totalmente “los cuernos del paine”. Ao nos despedirmos, disse-me que me mandaria algumas de suas fotos. As recebi. Anexo algumas neste post.
OBSERVAÇÃO: ao final algumas observações do amigo sobre as fotos que fez. A dos pingüins, friso, estão em Seno Otway, também na província de Magallanes. Porém em um parque perto de Punta Arenas.
A propósito, devido as chuvas, também desisti de visitar Punta Arenas. Decisão acertada. A cidade foi declarada zona de catástrofe em razão das chuvas torrenciais.
HERMANOS MOTOCICLISTAS E ROUPAS IMPERMEÁVEIS.
Excetuando a minha jaqueta que insiste em mostrar-se impermeável por um bom par de horas, eu creio (e acho que nenhum motociclista viajante vai discordar), não há roupas que resistam muitas horas de chuva.
Nenhuma, absolutamente, nenhuma. Isto vale para Spidi, Alpinestar, Ixon, Zebra, BMW, todas. O que resolve, de verdade, é a boa e velha capa de chuva. Nas mãos, e por cima das luvas que falamos impermeáveis, coloco, sempre, a luva que realmente é impermeável, as luvas de cozinha.
Seguimos ...
PS1. Agora, retornando, somente caminhos caminhos mais fáceis. Pavimento. Mas também dos fortes ventos laterais da RUTA 3. Ventos que fazem que os carros, mesmo parados, balancem. O que se dizer de motos ??
Ventos traiçoeiros de verdade. Em especial quando estamos ultrapassando ou sendo ultrapassados. Ou enfrentando caminhões de frente.
Ventos que obrigam que pilotemos, em plena reta, muito inclinados. E COM MUITO, MUITO, CUIDADO. Qualquer descuido pode ser perigoso. Quem já fez este trajeto de moto sabe, e muito bem, do que estou falando.
Obviamente, ainda que os ventos sejam muito fortes, com cuidado e atenção qualquer um o enfrenta com êxito. Já os enfrentei antes. Enfrentarei-os agora. E se Deus quiser em outras oportunidades. Afinal de contas a viagem tem de continuar.
PS2. Foi (está sendo), um belo passeio. Os faróis de minha moto, felizmente, já estão apontados para casa. Sinto saudade de toda minha gente, de meus amigos. Ontem, 18.03, me despedi (por ora) do “Fin del Mundo”.
PS3. As cinco primeiras fotos são de meu amigo, Miguel Fuentealba, de Chile.









































































13 comentários:

  1. Beleza ! Estou curtindo na garupa e ao invés de fazer boas fotos, as imagino....

    Sobre essa questão de roupa 100% impermeável, é verdade. Ainda não inventaram. Tenho ouvido o mesmo de gente que já deu a volta ao mundo. Claro que algumas são melhores, mas totalmente, apenas essas de plástico que conhecemos.

    Continue com cuidado nesse vento patagônico, pois sou um garupa medroso. Pego carona apenas em viagens como essa.

    Que vaya con Diós hermanito !

    ResponderExcluir
  2. Oi querido!
    Volte bem! Te esperamos aqui!
    bjinhos
    Fatima

    ResponderExcluir
  3. Hermano, fiquei muito curioso com aquela foto onde "el missioneiro" aparece de cabeça para baixo......depois me explica este photoshop hahahaha. Adelante y despacio mi amigo.
    Se passares por aqui com destino às plagas missioneiras lembre-se de ligar.
    Um grande abraço de Passo Fundo.

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos! Um lindo cenário para um filme... fiquei só imaginando. Bom retorno Gilson. Saudades...

    ResponderExcluir
  5. Hermanito Gilson !!!!
    Mas não da pra desviar dos ventos ??!! ... (pô sacanagem né !?!)
    Aqui os teus irmãos do Moto Grupo Farrapos da Estrada de Santa Rosa RS te desejam bom retorno ... todos receberam teus e-mails ... fotos ... relatos ...andaram contigo na "garupa virtual" e te mandam um abraço do tamanho da Cordilheira ....
    Um abraço ... !!
    Sandro Zimmermann
    Farrapos da Estrada - Santa Rosa RS

    ResponderExcluir
  6. Meu queridíssimo amigo e Presidente "daquela" irmandade, espero que tenhas colhido aquelas frutinhas vermelhas pra tratar das alquimias, certo?
    Outra pergunta que não cala, porque tantas fotos daquelas "gazelas" saltitantes????? kkkkkkkkkkkk
    Hermanito, pra fazer o que você está fazendo tem que ter muita coragem e determinação, parabéns meu querido amigo, que viagem fascinante!!!!
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Quando homem, cavalo e horizonte se encontram em destinos...outros horizontes se alargam...compadre, apareça com a turma...e com uma picanha gorda, garanto o tinto chileno e o brasedo, para brindarmos essas lonjuras...na ocasião receberás o Certificado Missões-Ushuaia...Forte Abraço!Ademir

    ResponderExcluir
  8. Que tenhas um ótimo retorno meu novo amigo da estrada!

    ResponderExcluir
  9. Tah show a viagem.... belas fotos...

    tenha um ótimo retorno..

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Caro mano Guapo Missioneiro, saudações. Continuamos no teu rastro pela patagônia. Suas aventuras sempre me desperta algum tipo de curiosidade pelo seu estilo particular de viajar solo. Uma opção de total liberdade mas que pode potencializar os riscos. Mas sua experiência e determinação sempre suplantarão as dificuldades.
    Mano, existe roupas impermeáveis, lembro que todas tem um período de validade que por vezes, esquecemos de considerar hehehehe
    Siga com a proteção do Supremo Criador. Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  11. Caro Gílson

    Excelente relato! Quanto as roupas impermeáveis: já desisti! Nada melhor que uma boa capa. Mas tchê! Dando piruetas? Mascaste folha de coca? kkkkkk
    Abração

    Alex Brito
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
  12. Atualiza mano Gilson Missioneiro! Parabéns pelo êxito da aventura, ficamos feliz que tenha retornado só com uma dorzinha no tornozelo. Queremos ouvir as histórias! Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  13. Gilson, amigo mío, que bueno ver que has incluido fotografías mías...recuerdo aquel día en el puente weber tratando de identificar donde se ubicaba el maziso Paine con un día nublado...difisil tarea, pero hay estaba yo...ha ha ha...hermano, respeto para usted espero nos veamos en alguna de esas vueltas de la vida.

    Saludos

    Atte
    Miguel Angel Fuentealba
    Un amigo

    ResponderExcluir