Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

sábado, 8 de novembro de 2014

PATAGÔNIA ARGENTINA - UM POUCO DA REGIÃO DOS LAGOS

“É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles." Grande Saramago!Imbuído deste espirito, vivendo as “necessidades” narradas no texto (o qual não canso de admirar), acariciando e sendo acariciado pela chuva, ouvindo o vento e enchendo-me dos cheiros e cores dos caminhos (uns vistos outros revistos) eu sigo por caminhos da Patagônia Argentina.
E assim o é porque a viagem não acaba nunca ...

P. S. 1. Mais algumas fotos (nuances de Bariloche e Região dos Lagos na Patagônia Argentina).

P. S. 2. Bem mais abaixo, algumas dicas/preços. 

Centro Cívico - Praça em Bariloche
Alguma paisagens proporcionadas pelo Lago Nahuel Huapi







Ao fundo o resultado da "nevasca de los tontos", no Cerro Catedral





Dia em que nevou...que choveu... ventou forte...fez frio...e também teve sol.
O resultado foi uma sensação térmica apropriada para um bom e quente chimarrão.
Ventisquero Negro, no Cerro Tronador







Passeando
Catedral de Bari

P. S. 2. 
a) A maioria dos passeios, na região dos lagos, implica em um pequeno pagamento (tasas) de ingresso nos Parques Nacionais. Este valor, atualmente, está ao redor de P$ 80,00 (oitenta pesos). Quando há embarque no Porto (Panuelo, por exemplo), há um adicional de P$ 23,00 (por pessoa).
b) Tem ocorrido uma valorização do peso com relação ao dólar. Quando cheguei aqui na região (dia 28.10.2014) o oficial estava na casa dos P$ 8,50. O black, blue para los hermanos, cotavam-no até a P$ 14,20. Após oscilação grande, ontem (07.11.2014) a melhor cotação que obtive foi de P$ 13,00.
c) Mesma situação constatei com relação ao real. Em princípio obtive até 5 por 1. Hoje, no entanto, ouvi propostas de, no máximo, P$ 4,30 por R$. 
d) Na regiao, as lojas recebem, sem problemas, reais em pagamento a compras efetuadas. Algumas no oficial outras no blue. 
e) Na medida em que você sai das tradicionais Calle (ruas) Mitre" e San Martin/Moreno, em Bariloche, as lojas aceitam o real com um câmbio mais favorável para nós brasileiros. Quando cotavam o real a P$ 4,50, por exemplo, comprei na Calle Clemente Onelli (rua bem comercial dos barilochenses e afastada do centro turìstico) a P$ 5,00. 
f) Hotéis - os famosos bbb - são encontrados com relativa facilidade na faixa dos P$ 400,00 (single). Hostel encontrei até a P$ 300,00 (com garagem).

8 comentários:

  1. Gilson, seus textos são bastante explicativos. Se nos concentrarmos parece que estamos em viagem também, parabéns.
    Quando é que sai o livro ???
    Abração amigo

    ResponderExcluir
  2. Meu Irmão Gilson, saudações,

    Como sempre capturando belíssimas imagens do sempre belo território argentino. É vc escreveu, cada viagem é uma viagem, e mesmo retornando ao lugar, a imagens inevitavelmente serão diferentes. Que o vento continue te levando em segurança. Agora atualiza esse Blog rssssss. Brincadeira, sei que é difícil ... Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano Renato, obrigado pelo carinho e atenção de sempre. Abração.
      Ps.fico devendo ainda a atualização.kk

      Excluir
    2. Mano Renato, obrigado pelo carinho e atenção de sempre. Abração.
      Ps.fico devendo ainda a atualização.kk

      Excluir
  3. Nossa Gilson!!
    Paisagens perfeitas!!!
    Descrições inigualáveis!

    Espero que possamos nos encontrar antes da nossa viagem à Patagônia, programa para 20/12/2015, para que possas nos passar as principais dicas...
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise.
      com certeza haveremos de nos encontrar. Será um prazer trocarmos ideias sobre estes passeios.

      Excluir
    2. Obrigado Denise.
      com certeza haveremos de nos encontrar. Será um prazer trocarmos ideias sobre estes passeios.

      Excluir