Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

DIRECCIÓN SUR - 'Não vou ficar para semente mas gosto de andar no mundo."

FAÇAM O QUE EU DIGO. NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO!
Aliás, corrigindo, façam o que eu digo, não façam o que eu fiz (e não faço mais).
No momento do “tiro”, pedra no capacete (vide post anterior), após algumas frações de segundo, caí. Ao levantar, de pronto, vi que tinha quebrado alguma costela. A dor e uma sutil crepitação ao me abaixar, e que aumentava ao inspirar mais profundamente, dava a certeza de tal fato. Aliado a isto, pelo fato de a moto ter caído em cima de meu pé, sentia outra dor incômoda e preocupante e que me impedia de caminhar normalmente. Preocupante, em especial para mim, uma vez que também tenho por hobby, ademais das viagens de moto, as corridas. Sou adepto de corridas desde os meus dezessete anos. Um pé com problema é tudo o que um corredor não deseja. Dores no corpo? Pouquíssimas. Claro que eu já sabia (não é a primeira vez que caio) que as dores maiores sublimam as menores. Assim, seria o caso de deixar transcorrer um pequeno lapso de tempo, para que elas  (as dores menores) aparecessem.
Felizmente, no momento já estou recuperado. As dores menores foram tão pequenas que sequer merecem referência. Tanto assim o é que já planejo a retomada do projeto Carretera Austral e Ushuaia pela Ruta 40, para logo. A propósito retomei as corridas.
Como sabemos, quem se aventura em moto, em especial por caminhos de rípio, em estradas de chão, vez e outra podem vir a ser “presenteado” com algum “terreno” (tombo).
Se isto ocorrer, e em situação de risco de fratura, especialmente de fratura de costelas, JAMAIS FAÇAM O QUE EU FIZ. No caso, seguir viagem sem afastar completamente o risco de ter havido alguma situação de grande perigo, no caso, um rompimento de órgãos internos. Tenho amigos e parentes que atuam em área médica que me indagaram, ao chegar e constatar a fratura, bem como a ausência de busca de socorro no momento do fato, se eu estava querendo morrer. É claro que eu, como um eficiente “depressivo hipocondríaco” (risos), ao contrário, tenho um desejo enorme de viver. E preferencialmente com muita saúde. Repito aqui o dito pelo famoso payador missioneiro, “sei que não vou ficar pra semente mas gosto de andar no mundo”.
Assim que, hoje plenamente recuperado, se este tombo eventualmente servir para que todos os meus amigos e eventuais viajantes que por aqui passarem e lerem, tiverem sempre presente a advertência “FAÇAM O QUE EU DIGO E NÃO FAÇAM O QUE EU FIZ”, de forma a que nunca venham correr riscos infantis e desnecessários como eu corri, a queda que tive não terá sido em vão. Terei sido “pago”.
O RISCO, na situação que vivenciei (costela quebrada), de um rompimento de órgãos internos, de um hemotórax, de um pneumotórax, é muito significativo. O risco de óbito está presente numa situação desta natureza se não forem tomadas as providências médicas pertinentes.
Então, por favor, refriso, se eventualmente ocorrer o indesejado, tombo com fratura de costelas, FAÇAM O QUE EU DIGO: primeiro a busca de socorro médico. Depois o retorno da viagem. JAMAIS FAÇAM O QUE EU FIZ, seguir viagem.
Como todos já sabem, felizmente, tudo deu certo para mim. Mas a história, como sabemos, poderia ter sido diferente.
A propósito, a “Ruivinha III” (minha moto) já está quase “linda” novamente. No momento em que aprontá-la (acho que daqui a poucos dias) saio em busca dos caminhos recentemente eleitos e que, involuntariamente, tive que abortar. Entre estes, o da carretera austral e do “fin del mundo”, a terra do fogo, Ushuaia. Tudo faz crer que no próximo sábado já poderemos estar em direção a estes caminhos. Assim espero.

4 comentários:

  1. Boa noite, Rogo ao Supremo Criador... que te ilumine todos seus caminhos até ali... no fim do mundo que nada mais é que uma placa "aqui finaliza a ruta 03" e competição com nós mesmos.

    Grande Guapo Missioneiro, tudo aquilo que não nos mata nos fortalece, e como tu esta de novo nas rutas com certeza esta mais calcificado e mais forte.

    Sempre na vida Calma e canja de galinha nunca vai fazer mal a ninguém...

    Te lembra sempre que antes de superar os outros deves sempre superar a ti mesmo.

    E que sempre que mudar do prazer para o Stress não é mais motociclismo. E deve estar muito perto da hora de parar...

    Desculpe pelo post "meio" cumprido, mas é que acabo de beber duas Shinaider de litro a qual te recomendo muito, a aprimorou minhas sensibilidade com os teclado.

    Patagônia Amber larger, quilmes, e todas as artesanais que puderes tomar é muito melhor que qual quer concha e toro se não tiver muito friu..

    Estamos aqui com cel ligado e desbloqueado 24h para receber até ligação acobrar do amigo. que vai estar lá fora..

    um abraço bem fraquinho para modo de que não prejudica tuas costela...

    Meu grande amigo "Guanaco Missioneiro"

    Ps. Só quem enfrentou os ventos patagonicos sabe de verdade o que é ser chamado de guanaco.

    ResponderExcluir
  2. Se não fores para o fim do mundo...
    Vamos estar na Enseada do Brito e adoraria te receber hehehe
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Buenas hermanito !

    Estás perdoado por assustar "nosotros", de forma que esperamos continue o projeto com pleno êxito.

    O bom disso tudo é que, invariavelmente, numa situação similar, não haverá como esquecer as recomendações.

    Por sinal, costumo pecar da mesma forma, porém no que se refere e não almoçar (de verdade) quando viajando de moto - he he eh

    Siga com Deus !

    ResponderExcluir
  4. Boa dica. Se possível deveria postar mais sobre os sintomas, caso um dos motociclistas passem pelo mesmo tenha possibilidades de logo identificar, mas mesmo assim valeu muito, pois eu tava sujeito continuar se fosse uma dor que um buscopan inibisse.

    ResponderExcluir