Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

PATAGÔNIA ARGENTINA - BARILOCHE E A "NEVASCA DE LOS TONTOS"

No Rio Grande do Sul, onde moro, especialmente na região noroeste, costumamos denominar eventos da natureza, chuvas, enchentes, de uma forma particular (se ocorrentes fora de época). 
Assim temos a(s), por exemplo, a(s) enchente(s) de São Miguel. 
Em Bariloche existem várias denominações para um evento (neve fora de hora, ou fora do inverno) conforme o período em que ocorre. Uma destas denominações é “nevasca de los tontos”.
Os vocábulos por si só já dá uma ideia do porquê de assim ser chamada. Ninguém mais a espera. E ela, a neve, vem com intensidade. Em dois dias, me informaram os barilochenses, praticamente nevou mais do que no inverno. Proporcionalmente é claro. Essa “nevasca de los tontos” pegou a todos, e, de acordo com eles, o último brasileiro (eu) que ainda está em Bariloche. Digo isto porque, esta época é, de regra, de turismo interno. E para a alegria de “los tontos”, estrangeiros e nativos, nos dias 31.10, 01 e 02.11.2014, a nevasca foi bem intensa. Fez a felicidade dos turistas e viajantes de datas pouco prováveis.
Os preços de tudo, comida e serviços, de acordo com informações obtidas, outras contatadas em comparação a viagens anteriores feitas por estes lados, e já informados (de forma exemplificativa), na postagem anterior, não estão, entretanto, muito diferentes. Os aborígenes, portanto, não estão muito para “tontos” (ao menos com relação aos preços).
Continuamos...
P. S. Abaixo insiro umas e outras fotos da neve (que felizmente) apareceu, mais uma vez, “fora de hora”. 

La Nevasca de Los Tontos

  O "positivo" é para foto. Na realidade está "negativo"

 Uno de los tontos






 Como estava (ficou) o Cerro Campanário








5 comentários:

  1. Excelente relato. Muito bom rever a paisagem por onde passamos coberta de neve, quando estivemos por essas bandas estava tudo coberto de cinzas. Forte abraço e boas estradas!

    ResponderExcluir
  2. Só você mesmo para estar aí "fora de hora" hein Gilson!!!!! E ainda por cima tem sorte o missioneiro...kkk. Que moto é essa aí meu?

    ResponderExcluir
  3. Xirú! Ta linda barbaridade esta Bariloche, hombre de suerte vos! Estamos na garupa e ve se coloca esta moto na estrada......ou está com medo do frio? kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Show de neve! Que sorte a tua Gilson! Boa viagem!!!

    ResponderExcluir