Boas Vindas !

Há alguns anos venho percorrendo, de moto, alguns caminhos. Em especial em nossa Linda América. Aqui tenho pequenos relatos, fragmentos destes passeios. Eles foram feitos com o intuito de preservar um pouco do que eu vi. Um pouco do que eu vivi.

Agora, com poucos cliques, revejo caminhos... Selvas, desertos, gêiseres, caminhos patagônicos, geleiras, lagos, canyons, entranhas da terra... relembro de ares gelados de madrugadas altiplânicas...

De tudo o mais importante: revejo olhares e relembro atitudes de gentes que serão para sempre parte de minha vida. Ao viajante que passar por aqui espero que goste.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DIRECCIÓN SUR - DIAS 20 e 21.12.2011 - MERCEDES E POZO DEL MOLLE

Eu vi um “velho leão”, de uma perna só, que rugia feroz e aparentemente sem motivo. E que ao final provou que também sabia sorrir. Mas isto foi no final do primeiro dia destes novos caminhos de viagem. Como sabem, estou na estrada para mais uma aventura em duas rodas. Meu destino inicial é a CARRETERA AUSTRAL e depois a TERRA DO FOGO, USHUAIA, por caminhos de terra, pela famosa RUTA 40. Sai no dia previsto. Dia 20. A saída foi pensada para ser de madrugada. Sairia as quatro. E sai efetivamente. Mas as quatro da tarde. “Coisas de Gilson”, diriam uns e outros. Kkk A verdade é que o grande número de processos, em meu trabalho, nos dias que antecederam o começo da viagem, foram determinantes no atraso da organização final dos aspectos todos que envolvem uma aventura de motocicleta. (Além do fato de ter feito questão de dar um abraço em alguns queridos amigos que fazem, de certa forma, parte de minha história)

Mas passado o sufoco, iniciado o recesso forense, estou aqui em las carreteras e já de início, sinto que o calor nos dias iniciais, ou até me aproximar del “Fin Del Mundo”, serão de grande intensidade. No pequeno trecho no Brasil, entre Santo Ângelo e São Borja, onde fiz aduana e comecei a ver o Brasil pelo retrovisor da “Ruivinha III” (nome da minha moto), assim como na Província de Corrientes e Entre-Rios observei várias queimadas. Muitas com a forte aparência de acidentais, e provavelmente resultantes de descuidos e do calor infernal que se apresenta, uma vez que começaram bem ao lado das rodovias. Como sempre, os trâmites de aduna em São Borja foram muito rápidos. Em poucos minutos já estava carimbado o meu novo passaporte, estava de posse de minha Carta Verde, feita no Complexo aduaneiro na fronteira (custo de R$ 40,00 para trinta dias), havia cambiado mais alguns dólares por pesos e seguia meu caminho até chegar em Mercedes. No primeiro dia, em razão da saída tardia, somente fiz 500 Km. Uma vez que sai tarde, ao anoitecer (não gosto de viajar a noite) e chegando em Mercedes, busquei um Hotel. Neste local conheci o “leão feroz e de uma perna só”. O seu proprietário. Seu hotel é grande. Grande e revelador, pela sua estrutura, que foi feito nos áureos tempos. O seu proprietário, um senhor de aproximadamente 70 anos, encontro bebericando Whisky e conversando com uma senhora, a qual deduzi ser a esposa, e com alguns amigos. No momento em que chego, a senhora corre para ver a moto. É incrível como a moto fascina as pessoas. Ainda que não pilotem (caso da senhora em destaque) Logo providenciam um local muito bom para a “Ruivinha III” passar a noite. Logo após um pedido de informações de um local para cenar, sua esposa começa a dar orientações concomitantes ao “leão de uma perna só”. Este se altera com a esposa com uma rispidez incrível e se revela como se fosse um “leão feroz”. A esposa, elegantemente, administra a situação sem grandes traumas. Após cenar, ops, jantar vou dormir. Pela manhã reencontro o “leão de uma perna só” (ele a teve amputada por problemas de saúde), cabisbaixo, e organizando uma fila de medicamentos. Esta cena me lembra de um texto antigo do Dalai Lama no qual ele se mostra perplexo ante o fato de os homens perderem a saúde para juntar dinheiro e depois perderem dinheiro para recuperar a saúde. Talvez me equivoque mas imagino que seja este o caso do “leão”. Pela manhã, ao sair de seu Hotel, o “leão”, sempre educadíssimo (comigo) esboça um largo sorrido e um desejo de buen viaje y felices fiestas. Saio de Mercedes e vou a Federal (mais ou menos 240Km). De Mercedes a Federal a estrada é péssima. De Federal sigo viagem em direção a Paraná (200km). Cruzo o túnel subfluvial que liga as províncias de Entre-Rios e Santa Fé, e prossigo até chegar em Pozo del Molle.http://www.tunelsubfluvial.gov.ar/Subpaginas/Historia.htm

Os caminhos (em que pese a má conservação do trecho Mercedes/Federal) tranqüilos do segundo dia terminam, ao chegar no quilometro 1200 (desde a saída de casa), com um belo pôr-do-sol, como mostra a foto que posto. No momento estou no belo e acolhedor (e barato) Hotel Del Centro. Vou descansar porque os dias estão extremamente quentes. (Sei que, ainda nesta viagem, vou ter muita saudade deste calor).

A propósito, observei ontem e hoje, temperaturas superiores a 42 graus aqui nesta região da Argentina. A situação é preocupante. Tem cortes de energia no período das 13h às 15h. E também no período que compreende 18h30min às 20h30min).

(e não é que começa a chover !!)

PS. Anoto o especial carinho do mano e grande “motoviajero”, RENATO LOPES que, sabendo de minha viagem, veio de Santa Maria, no dia 19, num bate e volta, para almoçarmos juntos e me desejar uma boa viagem. Para quem não sabe o Renato participa comigo de vários grupos de motociclistas e ele recentemente terminou uma “pequena” aventura. No caso a pequena aventura envolveu uma passeio Alaska/Ushuaia.

Pôr-do-sol chegando em Pozo del Molle





Saindo do Túnel Subfluvial em Paraná/Santa Fé




No Hotel do "Leão"
Caminhos na fronteira








Saindo de Casa



10 comentários:

  1. Amigo Gilson: Inicias o relato da melhor forma, conseguindo atrativos até num trajeto que não o tem, ou melhor, quem faz os atrativos somos nós, como provas. Belas imagens (ajudado pelo equipamento 1,99 que portas - kkkk). Que vaya con Dios hermanito !

    ResponderExcluir
  2. Irmãozinho Gilson Miranda, que sonho meu!!! Um dia vou crescer e fazer isso que estás fazendo aí he he. Uma beleza teu relato, parece que a gente está junto. Pra quem gosta mesmo de viagem, é um passeio maravilhoso.
    Parabéns e tome um vinho por mim quando chegar o frio kkk
    Abração "hermanito", vai com Deus

    ResponderExcluir
  3. Gilsão,
    Que o Supremo Motociclista ilumine as Rutas para você e todos os motociclistas que por aí estão ou hão de ir.
    Estou saindo dia 26 para Mar del Plata. Você talvez encontrará meus friends Renato, Luiz e Calico pelo Ushuaia.
    Abs e Vá com Ele.
    Edson

    ResponderExcluir
  4. Nobre Gilson:
    Estou ao seu lado, em pensamento, viajando junto e passando por cada Km por onde você passar. Hoje senti o astral da esposa do Leão de uma perna só (e até mesmo o dele). Senti o cheiro de fumaça pelas queimadas e apreciei o belo por do sol, parado no acostamento.
    Amanhã sairemos rumo ao sul do sul!
    Boa viagem para nós todos, você na "difícil" tarefa de pilotar a moto por caminhos tão cobiçados pelos motociclistas; e nós, ao seu lado, acompanhando tudo de perto.

    Bruno - Speed Rider

    ResponderExcluir
  5. Avante hermano ! Estamos seguindo de perto e viajando con usted. Suerte !
    Felipe -Passo Fundo

    ResponderExcluir
  6. TRIPLO E FRATERNAL ABRAÇO
    TENHA UM ÓTIMO PASSEIO
    E QUE G.·.A.·.D.·.U.·.TE PROTEJA
    ABRAÇO
    PEDRINHO-IJUÍ-RS

    ResponderExcluir
  7. Gilson: O que você e o Doico fazem no Slide rotativo da "home" do Site Brazil Riders ?

    Siga com Deus e FELIZ NATAL donde estejas !

    ResponderExcluir
  8. boa viagem querido
    Andressa santo angelo RS

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que beber a água da "Difunta Correa" causa uma maldição tal qual aquela de Sepé - kkkk

    Em Cipoletti refiz o motor da Sahara nos idos de 2005 - he he he

    Siga com Deus !

    ResponderExcluir
  10. Grande Gilson.
    Seus texto são uma maravilha de ler...
    Não sei se eu teriacoragem de me lançar em uma aventura desta sozinho...
    Parabéns,
    Feliz Ano Novo e
    Siga com Deus.

    ResponderExcluir